Empreender com segurança: advocacia como ferramenta de gestão

Empreender com segurança: advocacia como ferramenta de gestão

Faz parte do senso comum pensar nos serviços de advocacia somente quando se depara com alguma situação no âmbito contencioso, em casos de litígios, ações, processos judiciais e afins. Ou seja, a figura do advogado só costuma ser acionada quando algum erro já foi cometido e se tornou um grande problema a ser remediado.

No entanto, a advocacia também possui uma atuação de caráter preventivo que vem adquirindo enorme relevância principalmente nos meios empresariais. Sob essa forma, tem se tornado uma verdadeira ferramenta de gestão empresarial, influenciando nos bons resultados financeiros e na estabilidade jurídica dos empreendimentos assessorados.

A atuação jurídica especializada pode conferir mais segurança às atividades, das mais rotineiras às mais complexas, de uma empresa. Seja na elaboração e análise de contratos ou no acompanhamento das relações tributárias e trabalhistas, entenda de que maneiras um bom escritório de advocacia ajudará a prevenir gastos desnecessários na sua empresa e te dará suporte para crescer.

Acompanhe as constantes mudanças na legislação

Do projeto à execução da ideia, da rotina às projeções de crescimento, a existência de todo e qualquer empreendimento perpassa pelo universo das leis. E, para o bem e para o mal, as legislações do nosso país estão em constante processo de mudança e readaptação aos novos contextos sociais e econômicos.

Estar atento a essas alterações, que por vezes moram em detalhes mínimos, exige aplicação e conhecimento atualizado de forma contínua. Não estar atento, por sua vez, pode ter consequências prejudiciais ao seu negócio.

Recentemente, por exemplo, nossa lei trabalhista passou (e continua passando) por transformações profundas que podem alterar significativamente a relação empregador-empregado. As leis tributárias também alteram-se com frequência, surpreendendo muito empresário que não conta com uma assessoria jurídica.

Confira segurança à sua rotina: assessoria em contratos e termos

A demanda relacionada a documentos que mediam a relação entre a empresa e seus colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores é praticamente diária e, quando negligenciada, pode gerar erros de interpretação e até processos.

A elaboração e a revisão de toda espécie de documentos contratuais é uma das aptidões do advogado empresarial. Ter consciência da viabilidade de cada termo e cláusula que se assina vai imprimir mais segurança nas transações e inter-relações comerciais, evitando dores de cabeça aos sócios e permitindo que estes se empenhem com mais tranquilidade na gestão de seus negócios.

Gestão documental com foco em certames públicos

Gerir uma empresa significa lidar com uma infinidade de documentos, licenças, vistorias, alvarás e muitas outras burocracias que fazem toda diferença ao se pleitear contratos públicos em processos licitatórios.

A ciência tanto da complexidade dos processos quanto da importância de se obter êxito nos mesmos, é mais um indicativo da relevância de um suporte jurídico especializado. E não apenas no que se refere a licitações, afinal estar com documentações atualizadas e perfeitamente organizadas também é elemento crucial na obtenção de outras formas de financiamento que podem alavancar a sua empresa.

Foco na economia e nas oportunidades de crescimento

Em suma, a advocacia como ferramenta de gestão empresarial, atua de forma a reduzir significativamente o desperdício de tempo e patrimônio em âmbitos da esfera civil, trabalhista, tributária, da proteção ao consumidor, ambiental, administrativa e tantas outras que costumam rondar as grandes e pequenas empresas.

Atuar na identificação de futuros problemas e implementar boas práticas jurídicas na empresa, atuar em negociações das mais diversas esferas de modo a evitar a morosidade da justiça e o dispêndio não planejado com honorários advocatícios e indenizações tornam o investimento nesta ferramenta um decisivo fator de economia.

Mais do que a economia, a atuação jurídica dentro de empresas também presta consultoria técnica que auxilia nas tomadas de decisões através da análise de cenários mais ou menos favoráveis, com foco nas oportunidades de crescimento.

O empresário que investe na advocacia preventiva tem a segurança, a tranquilidade e o direcionamento necessários para se dedicar exclusivamente aos negócios, deixando burocracias e aspectos legais nas mãos de quem entende.

Você, empreendedor, já passou por alguma situação que poderia ser prevenida caso contasse com o suporte adequado? Deixe aqui o seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência.

Inscreva-se para receber novidades